FOI POR MIM E POR TI.....
blood drop Pictures, Images and Photos

22 julho 2010

Ser jovem e cristão na sociedade actual

Hoje apeteceu-me escrever para os adolescentes cristãos. Apesar de nada o indicar muitos deles vêm meter aqui o nariz no meu blog ehehe. Eu também sou mãe. Tenho um rapazote de 18 anos que neste momento não é carne nem peixe. De facto, a adolescência é uma idade desafiadora. Exactamente porque é a época da vida em que mais se cresce. E crescer dói. Mas vale a pena. A adolescência é uma das fases mais lindas da vida. Mas os jovens percebem isso apenas depois dela passar. Eu sei do que falo, também já fui jovem, ou melhor, sou uma cota jovem eheheh. E é precisamente quando se passa pela dor do crescimento que o jovem ganha maturidade. Mas, esse crescimento só pode ser chamado de maturidade quando acontece de dentro para fora. Porque crescer por fora é fácil. Se o hambúrguer e as batatas fritas não funcionarem, há a musculação, a ginástica e um sem número de outras actividades que o fazem. Mas, crescer por dentro, é outra conversa. É preciso ter fibra para recusar os manjares da mesa do rei e preferir as hortaliças da palavra de Deus. Para encarar de frente os pitbulls do pecado, da tentação e da influência do mundo, tem que se ter fibra" mesmo!

O meio de comunicação mais visto hoje em dia é a Tv. E o que ela oferece aos jovens? Um cardápio “convidativo”, mexendo com os sentidos. Liga-se a TV e lá está o maligno a usar o erotismo com todas as suas forças. Vale tudo: a nudez na TV consegue até vender arroz! A ideia que é passada aos jovens é a de que a vida é para ser vivida ao máximo seja de que forma for, o que importa é curtir a vida. É a geração do “tá-se bem” E depois vemos homens de cabelos compridos, mulheres de cabeça rapada, homens que pintam as unhas, mulheres que usam botas da tropa, homens com os boxeres de fora, mulheres que trazem tudo de fora, piercings no nariz, no umbigo e noutros sítios completamente absurdos, linguagem mundana, tatuagens enfim…. Tá-se bem…

Mas o pior é que vemos jovens assim dentro das igrejas….

Outra coisa dos dias actuais: os jovens não namoram. Andam! Bem para mim andar é usar os dois pés colocando um a seguir ao outro dando passos sucessivos, para mim…para os jovens não sei…vão ficando, dizem eles. Infelizmente, o diabo tem aproveitado esta brecha para entrar e agir no meio da juventude; Não se dão ao trabalho de ter paciência, pedir orientação a Deus, saber esperar. Mas isso dá trabalho e perde-se tempo não é? Pois… mas Para o cristão, o casamento tem que ser de Deus, abençoado por Ele.

Puro no Namoro (Dt 7.3,4; 2Co 6.14) Paulo cheio do Espírito Santo, aconselhou a Timóteo dizendo: "Foge das paixões da mocidade".

O mundo está de cabeça para baixo, os princípios morais que existiam até há algum tempo foram por água abaixo, mudaram-se os conceitos que entraram em choque com os princípios bíblicos e os jovens foram atingidos em cheio. Vivem num mundo preparado para o pecado, no entanto devem ser santos. A virgindade, por exemplo, deixou de ser uma honra e tornou-se vergonha. Os adolescentes são questionados quanto a serem virgens e são escarnecidos quando admitem que são! Porquê? A resposta é simples: Vivemos num mundo dominado pelas forças malignas.

Discotecas, Bares e afins na vida do jovem crente: para não me prolongar muito vou dar um exemplo que há pouco tempo se passou comigo: uma mãe, crente afastada da igreja (não sei bem se isto é ser crente…) disse-me que a filha, com 19 anos não saía com os amigos para se divertir ao sábado á noite, preferindo assistir ao culto e, segundo a mãe a miúda não curtia a vida nesta fase da sua vida e que mais tarde tinha muito tempo para se dedicar desta forma à igreja. Bem…pensei eu: e se ela nesse “mais tarde” tiver perdido a sua salvação? E se estiver afundada no pecado e no mundo do “faz de conta que sou Cristã” e perder a hipótese única de viver os sonhos maravilhosos que Deus tinha para ela? Quero com isto dizer aos jovens que porventura leiam isto, ou a alguém que queira dar a ler a algum jovem, que conheçam, que ir á discoteca até pode ser fixe, mas pensa bem: em que é que o barulho, o fumo, o álcool, as danças meio maradas, etc etc te edificam nalguma coisa?

Já pensaste, tu que és jovem cristão, que vais á escola dominical ou aos cultos, que ouves e lês a Palavra de Deus e já ouviste falar certamente em versículos tais como:“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lucas 9.23)

Sabes o que significa renúncia? Renúncia “é o acto ou efeito de renunciar” e o verbo renunciar significa “desistir daquilo a que se tem direito; renunciar é abrir mão de algo valioso para nós? E será que aos olhos do Pai essas coisas valiosas são tão valiosas assim? É justamente dessa renúncia que Deus tem falado aos corações dos Seus jovens, mas muitos deles fingem que Ele está a falar é com os mais velhos. Não é assim? Porque renunciar provoca dor! Mas o Espírito de Deus está dizendo: Evita as companhias que não te edificam e te induzem ao pecado! Não frequentes lugares, onde EU não entraria! Afasta-te de tudo o que é desagradável aos Meus olhos. Porque eu tenho para ti muito melhor!

"Guarda-te para que não sejas também tentado”. Gl 6.


Gostaria de acabar com uma frase que uso muita vez quando falo com jovens: PODES SER UM JOVEM P´RA FRENTE SEM DEIXAR JESUS PARA TRÁS!

Deus te abençoe muito e lembra-te que surfar nas ondas dos projectos de Deus é um luxo!

2 comentários:

Anónimo disse...

olá minha amiga,nós nao nos conhecemos ha muito tempo assim não é?? mas como tal somos filhas do Nosso Pai...quero aqui dizer que sou uma jovem crente e que tens total razao...também me apetece as vezes gritar pelo menos para todas as miudas de hoje e dizer que podem ser respeitadas e amadas...sem que percam a virgindade alias na minha opinião ser amada sem que esteja sem outras intençoes é um gesto de puro amor!siginifica que o parceiro(A) não tem outra intenção se nao respeitar e amar o seu companheiro(A), sendo assim abençoados por Deus e diga lá pra que afinal foi feito a noite de nupcias se as noivas de hoje em dia já nao sao virgens???nao ´´e?cada coisa no seu lugar e tempo...
me despeço com muito carinho e beijinhos á talentosa e beijoqueira kikas..

Kikas Martins disse...

pois é minha amiga anónima loool, fico contente que tenhas gostado. continua a pensar desse modo ok? pra tudo há um tempo. Deus te abençoe e recebe lá então um monte de beijinhos