FOI POR MIM E POR TI.....
blood drop Pictures, Images and Photos

23 novembro 2010

Manias.......


O ser humano tem a mania de se incomodar com determinadas coisas da vida, coisas que de uma maneira ou de outra lhe tocam profundamente mas que ele não tem a coragem de olhar de frente, vá-se lá saber porquê....
Coisas como: um mendigo; uma criança que pede esmola; um toxicodependente que se arrasta pelas paredes (viramos a cara, aceleramos o passo e esquecemos o que vimos); um idoso que atravessa a rua devagar (é uma chatice parar o carro o por causa disso, irra…); um humilde pastor de rebanhos ou até mesmo aquela senhora que varre a rua.
Há pessoas que até um sorriso daquela pessoa com quem não simpatizam mas que insiste em lhes sorrir e ser agradável as incomoda!E outras há que nem conseguem ver feliz um seu semelhante! Incomodam-se.....Manias....
É de facto triste mas o ser humano tem mesmo a mania de dar mais valor a outras coisas que não lhe provoca incómodo algum não é? Por exemplo: viver em zonas de luxo onde não entram pedintes, andar de avião particular porque de carro é uma chatice, são as filas de trânsito, os sinais luminosos, as passadeiras que estão de 50 em 50 metros e ainda por cima com pessoas vagarosas a atravessá-las… o pastor de cabras? Tchi o homem só cheira a gado e só sabe falar com a pedras do monte…. Coitado…ele nunca foi a cidade, nem nunca viu o mar… Coisas como conhecer pessoalmente o presidente da junta de freguesia, dum clube de futebol ou da associação recreativa lá do bairro, isso sim é que é importante, conhecer um presidente, seja lá do que for, desde que seja presidente tá-se bem! Manias....e vaidades!
Mas, por acaso já pensaste que podia ser um e nós neste momento a pedir esmola á entrada do metro? E como te sentirias se te virassem a cara ou te olhassem com desdém? Já pensaste que poderia ser um filho nosso que se arrastava pela parede sobre o efeito de uma qualquer droga? Já pensaste que o idoso que atravessa devagar a passadeira ou a senhora que varre a rua do teu bairro poderiam ser os teus pais? De que cor se pintaria o sentimento do teu coração se os humilhassem ou inferiorizassem?
Mas deixa-me dizer-te o seguinte: sabias que Deus os ama tanto como a mim ou a ti? E podes ter a certeza que não é pela boa casa que possuímos, do carro top gama que temos na garagem nem pelos sapatos de marca que calçamos! Isso para Deus são coisas de menor importância! E se o são para Ele que é dono de todas as riquezas porque não o são para nós?
Porque o ser humano tem a fantástica mania de ter algumas manias.....!
Temos também a mania de não dar importância a outras coisas como a água, o ar que respiramos, os alimentos de que necessitamos para sobreviver. Já agradeceste hoje pelo ar que respiras, pela água que ingeres ou pelos alimentos? Coisas banais….Mas experimenta estar uns dias sem te alimentar ou alguns momentos sem respirar!
Hoje pelas 6 horas da manhã fui acordada por um pássaro, não sei que espécie era, e que teimava em ter um chilrear alto e irritante. -“Bolas, que o bicho não se cala”- Pensei eu- “Que chatice quero dormir mais um pouco, cala-te pássaro”- Estive nisto muito tempo. Mas depois veio- me ao pensamento outra coisa: será que eu em vez de estar aqui zangada com o passareco não tenho é que agradecer a Deus ser acordada pelo chilrear dum pássaro(embora irritante ehehe) em vez de ser acordada com o rebentamento de bombas ou o disparar de armas? Não terei eu que agradecer ter acordado e poder ouvir? Não terei eu que agradecer apenas por ter acordado??? E acreditem, virei-me para o lado e adormeci. Nem o pássaro me incomodava mais.
Da mesma fora devemos fazer com as pessoas que nos incomodam: não deixar que o modo de estar e de viver delas seja um incómodo para nós, mas sim tentar, nem que seja só um bocadinho, tornar as coisas diferentes. O idoso tem dificuldade em andar? Ajudemo-lo! Não precisa sair do carro se não o poder fazer, basta um sorriso através do vidro. A senhora está a varrer rua? E que tal dar-lhe os bons dias? (eu faço isso aqui onde vivo e podem crer que não dói absolutamente nada!). O toxicodependente é um desgraçado? Não o conhecemos mas Deus conhece-o bem. Oremos por ele! Alguém te pede esmola? Leva-o a pastelaria mais próxima e paga-lhe um pequeno-almoço! Eu já o fiz e sinto-me sempre muito bem ao fazê-lo. Não tenho nisso qualquer vergonha, Lembra-te que o próprio Jesus sempre deu a mão aos mais pobres e necessitados.
Não podemos mudar o mundo mas, dando importância às coisas pequenas da vida, podemos sempre melhorar o dia dum necessitado, ou pelo menos fazê-lo sentir, nem que seja por breves momentos, que ele é gente como eu e como tu, e que a única coisa que temos diferente é termos tido o grande privilégio de nunca termos precisado viver como ele. Peguemos então nesse “privilégio” que Deus nos deu e usemo-lo de forma a glorificar o nome de Jesus!

Sem comentários: